quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que é realmente um Projeto?

Todo mundo fala em projeto. Até treinador famoso de futebol fala em projeto. O governo tem projeto, sua empresa tem projeto, você tem projeto. Mas você sabe o que é um projeto?

Parece uma pergunta simples, até infantil. Mas já percebi muita gente se enrolando ao definir. De acordo com o nosso pai dos burros, o PMBOK, temos projetos como um esforço temporário para obtenção de um resultado exclusivo:


  • Temporário: tem fim, não significa que é curto ou longo.
  • Exclusivo: resultado pode ser produtos ou serviços. A palavra exclusivo pode confundir um pouco, mas pense em todas as variáveis envolvidas no projeto. Por exemplo, uma empresa que implanta seus sistema de caixinha de RH, cada implantação seria um projeto? Sim. Embora a implantação do MESMO software tenha sido feita inúmeras vezes, pense na variáveis: cliente, integração com outros sistemas, ambiente de tecnologia, etc.


Focando na palavra “fim” do primeiro item, percebo muitas vezes a dificuldade que as pessoas tem em definir até onde vai o escopo do projeto, principalmente quando o projeto necessidade de manutenção após sua implantação. Imagine que a empresa ACME não tem uma central de atendimento ao consumidor, e surge um projeto para implantação. Quando o projeto acaba?

De acordo com uma decisão comprar versus fazer, decidiram que contrataram uma empresa e farão um contrato de serviço. Quais são as entregas do projeto?

O projeto acaba com o fim do contrato? Muita gente acredita que sim, inclusive cita que o PMBOK fala em encerramento do projeto envolvendo a verificação dos contratos, desmobilização das equipes, etc. Mas essa não é melhor opção. Primeiro, como seria um cronograma de atendimentos diários da equipe SAC? Não tem como medir este escopo. O escopo deveria terminar no momento da implantação da central, onde cortar a fita de inauguração fosse a última atividade. O restante seria operacional, e operacional lembra repetitivo, oposto de exclusivo.

Quanto a segunda pergunta, a resposta é simples e direta: um contrato.

Alguém pode perguntar: mas eu não fiz nada só assinando um contrato, a entrega do projeto é insignificante. Verdade, e por isso eu recomendo que projetos dessa natureza tenha um piloto para acompanhamento como execução do projeto.

Veja se entendeu respondendo abaixo:


  1. Ser feliz é um projeto?
  2. Fabricar 1000 carros por mês até 2012 é um projeto?
  3. Criar um filho é um projeto?
  4. Casar é um projeto?
  5. Vender churrasquinho é um projeto?
  6. Corrigir um erro de software é um projeto?


Não vou dar as respostas. Se quiser conversar mande um comentário ou e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário