terça-feira, 22 de maio de 2012

Lições Apreendidas


Antigamente os empregos eram mantidos pelo conhecimento que cada um tinha e ninguém mais tinha. Um programador cobol tinha seu emprego garantido por ser o único a saber mexer no programa de folha de pagamento. OK, ainda existe isso.

Hoje, vivemos na tal era da informação, era do conhecimento, mas principalmente a era do compartilhamento de conhecimento. Pense bem, claro que é importante manter seu emprego, ter conhecimento, saber da coisas, etc. Mas como fazer pra tirar férias? Vai ficar atendendo o telefone na praia? E suas ambições de crescimento? Tem a necessidade de se tornar chefe, subir na empresa, chegar a ser diretor? Quem vai ficar no seu lugar?

Por si só, compartilhar conhecimento é fantástico para o crescimento da humanidade. Mas além disso, criar uma linha de sucessão é muito importante para o seu plano de carreira. Quando você se torna muito bom e especialista em algo, acaba ficando sempre naquele algo. O seu chefe não é louco de te tirar dali. Pense nisso.

2 comentários:

  1. Boa, Michel! Genial o título do post - apreendidas.. kkkkk :)

    Poisé, infelizmente ainda vejo muito isso em nossa área, o que é lamentável. Ninguém consegue manter um projeto sozinho, e esse "medo de passar informação para (tentar) se garantir" é uma atitude pra lá de mesquinha, pra dizer o mínimo...

    Acredito piamente que nossa área pode ser melhor com o compartilhamento da informação entre nós. Esta é uma tendência crescente, a atitude "wiki", da colaboração, do compartilhamento. Vamos torcer para que ela amadureça mais e mais a cada novo dia.

    Abraço,
    Marcone

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcone,
    soube que está trabalhando com/próximo ao Adeilton novamente.
    Que bom que consegui passar a mensagem e ser entendido, era exatamente disso que estava falando.
    Abraço.

    ResponderExcluir