domingo, 15 de abril de 2012

Tudo Pode Ser Medido

Eu acredito que até amor de mãe pode ser medido.

Quem nunca teve dúvidas sobre qual carro comprar, qual celular...?

Já tentou jogar no google? Sempre tem alguém que gosta e outro que odeia na mesma proporção o mesmo produto.

Um cara é doente pela Apple, o outro odeia, acha que é coisa do cão.

A palavra-chave aqui é Subjetivismo.

Quando for decidir algo, fuja dessa palavra. Siga o caminho oposto, seja Objetivo.
Mas como ser objetivo com algo tão voltado ao gosto do cliente?
Crie critérios:

Escolher Carro
Critérios: preço, autonomia, espaço, motor, bagageiro, etc.
Peso: 10, 10, 5, 5, 10, etc...
Nota: 1 a 10.
Total: Soma dos produtos entre nota e peso, dividido pela soma dos pesos, ou seja, média ponderada.


Talvez os critérios ou os pesos sejam questionáveis, e realmente a sua escolha será tão eficiente quanto seus critérios e pesos. Talvez seja impossível fugir do subjetivismo, mas esse é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário