Eu acredito que até amor de mãe pode ser medido.
Quem nunca teve dúvidas sobre qual carro comprar, qual celular...?
Já tentou jogar no google? Sempre tem alguém que gosta e outro que odeia na mesma proporção o mesmo produto.
Um cara é doente pela Apple, o outro odeia, acha que é coisa do cão.
A palavra-chave aqui é Subjetivismo.
Quando for decidir algo, fuja dessa palavra. Siga o caminho oposto, seja Objetivo.
Mas como ser objetivo com algo tão voltado ao gosto do cliente?
Crie critérios:
Escolher Carro
Critérios: preço, autonomia, espaço, motor, bagageiro, etc.
Peso: 10, 10, 5, 5, 10, etc...
Nota: 1 a 10.
Total: Soma dos produtos entre nota e peso, dividido pela soma dos pesos, ou seja, média ponderada.
Talvez os critérios ou os pesos sejam questionáveis, e realmente a sua escolha será tão eficiente quanto seus critérios e pesos. Talvez seja impossível fugir do subjetivismo, mas esse é um bom começo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário