segunda-feira, 23 de abril de 2012

Café


A maioria dos locais de trabalho, principalmente TI, são movidos a café.

Há algum tempo venho analisando a logística do café onde trabalho.

Não sei quem são os chefes dos responsáveis, nem como funciona o contrato ou horários. Não sei nada e posso falar a maior besteira do mundo. Mas duvido muito que existam tantas regras sobre servir café.

No mundo ideal, você chegaria para trabalhar as 8 horas da manhã, e já entraria de sola no velho líquido preto. Mas não, 8 horas não tem café ainda. Pois a pessoa que faz chega também 8 horas. Outro bom horário de café seria 14 horas. Volta do almoço, o corpo sente o peso, e nada melhor do que café para manter os funcionários acordados. Mas também não tem café. Resumindo: o café das 8 chega 10, e o café das 14 chega 15:30 aproximadamente.

Perceba que não reclamo da qualidade do café, se vem doce ou não, amargo ou não. Isso seria razão para um texto longo.

O que poderia ser feito? Seria justo explorar os pobre serventes e fazedores de café?

Sugestão:
Que tal se o pessoal chegasse 7 horas? Chegaria 7, fazia o café, que estaria pronto 8 horas.
Que tal se as pessoas fossem almoçar 11 horas? Chegaria 12 ou até 13 horas e faria o café das 14.

Simples? Alguém pode pensar ser egoísmo meu, que eu sou um explorador. Calma, deixei um ponto por último. O pessoal não precisa sair 18 horas, chegou 7, então sai 17. Mas não sem antes deixar o café das 17 pronto pro pessoal que vara a noite trabalhando.

Essas mesmas regras valem para todos os servições gerais: limpeza dos computadores, salas, banheiros, etc.

PS:. O cara lava o banheiro na hora que todo mundo escova e na outra hora importante. Esse mesmo cara coloca o papel toalha nas horas que ninguém precisa, ou seja, após as 16.

2 comentários:

  1. O café aqui funciona de 7 as 17... já a limpeza das mesas e banheiros sempre conflitam com o horário de trabalho e uso...

    ResponderExcluir
  2. Não pode ser visto como exploração, afinal quem entra mais cedo sai mais cedo. Se os responsáveis por essas logísticas fossem mais espertos, fariam uma pesquisa entre os seus funcionários identificando quem se habilitaria a fazer tal horário. Certamente um apareceria. Sempre é possível encontrar pessoas que preferem horários diferenciados.

    Enfim, mais uma opinião de alguém que escreve esse comentário tomando um café (claro, já passou das 9h...)

    Obs.: Anônimo é sacanagem. OpenID lixo. João.

    Att.

    ResponderExcluir